Enquanto a preocupação com a questão prática toma conta da maior porção do planejamento, o cuidado com os contratos de prestação de serviços podem ser esquecidos. Mas quem deixa de dar atenção a aspectos importantes dos acordos pode ter problemas depois.
Um destes problemas é a necessidade de realizar Claims, também conhecidos como pleitos. Saber o que isso significa e como se comportar caso você esteja de qualquer lado de um Claim é fundamental para se manter firme no mercado.
Por isso, este artigo vai te explicar o que são Claims, para que servem e como são usados na construção civil.
O que são Claims (ou Pleitos), afinal de contas?
Antes de nos aprofundar nos efeitos práticos de um Claim para o contrato, é preciso entender o que é isso, de uma vez por todas. Em termos simples, Claim (ou Pleito) é um pedido de compensação adicional, além do que estava no contrato.
Há muitas razões possíveis que podem motivar qualquer das partes envolvidas, empresa contratada ou contratante, de reclamar esse tipo de compensação. Mas entender o princípio envolvido é ainda mais importante. A ideia do pleito é reequilibrar o contrato diante de qualquer fator que mude o combinado anterior.
Como todos sabem, a construção civil é uma área em que há muitas chances de o que ficou decidido no contrato mudar. Há quem se preocupe só em entender as regras do distrato, mas isso seria um engano. Vale a pena também compreender os detalhes envolvidos no Claim para saber como lidar caso ele seja necessário.
Para que serve o Pleito?
Como mostramos brevemente, a ideia do pleito é equilibrar novamente o contrato e torná-lo vantajoso para as duas partes, caso algum fator torne o combinado inicial ultrapassado. É como uma espécie de ajuste de contas, que tem como objetivo tornar o contrato justo e vantajoso de novo.
Pense no seguinte:
Um empreiteiro é contratado para realizar parte do projeto de uma construtora. Eles combinam preços, prazos e atribuições. Mas um embargo na obra o atrasa e impede de pegar outro serviço que já estava em negociação.
O empreiteiro talvez busque uma compensação adicional pelo atraso, já que este tirou